Com o avanço de casos do novo coronavírus (COVID-19) em todo o mundo e medidas que interferem diretamente nas atividades econômicas, o momento exige uma restruturação das estratégias de Marketing das empresas. A comunicação em tempos de pandemia deve ser feita de forma pensada, pertinente e condizente com a realidade atual.

Trata-se de um momento sem precedentes na história. O mundo inteiro parou para minimizar a disseminação do vírus e os reflexos disso na economia são sentidos no curto, médio e possivelmente longo prazo. Isso mexe completamente com a forma com que as marcas se comunicam com o seu público agora e pelos próximos meses, que ainda serão diretamente impactados pela pandemia.

Não significa que a sua marca deve deixar de promover seus produtos e serviços, afinal, as empresas também precisam sobreviver para continuarem existindo e garantir os empregos de suas equipes. Mas isso deve ser feito com empatia e bom senso, mostrando que a empresa está ciente do momento pelo qual o mundo passa.

4 Reflexões para a comunicação em tempos de pandemia

Em um artigo publicado no site Think with Google, o vice-presidente global de mídia da empresa, Joshua Spainer, traz algumas orientações e indagações que as equipes de Marketing devem se fazer neste momento. Listamos a seguir as principais delas:

1.Sua campanha é adequada ao momento e ao mercado?

Apesar de ser um problema local, cada marca deve avaliar localmente a realidade do seu mercado. Para isso, é essencial acompanhar e aprender com o que está sendo decidido localmente. Algumas regiões apresentam um número maior de casos, outras passam por restrições mais rígidas de circulação. Tudo isso deve ser levado em consideração ao nortear campanhas e estratégias de comunicação com o público.

Outra questão é o interesse natural das pessoas pelas notícias relacionadas ao COVID-19. O questionamento que deve ser feito é se a empresa se sente confortável em veicular anúncios ao lado deste tipo de conteúdo.

2.Campanhas já aprovadas ainda fazem sentido?

Planos de Marketing aprovados há três ou quatro semanas devem ser reavaliados. Isso porque o mundo mudou completamente de lá pra cá. São menos pessoas circulando nas ruas e algumas necessidades mudam. Isso não significa que tudo deve ser descartado, a reavaliação serve justamente para adaptar a estratégia à nova realidade.

Questionamentos que devem ser feitos envolvem: esta mídia é a melhor forma de chegar ao meu público neste momento? A mensagem ainda faz sentido para os meus clientes? O anúncio é adequado ao momento? Caso qualquer resposta seja negativa, é preciso repensar qual seria a estratégia mais certeira no contexto em que estamos vivendo.

3.Os elementos criativos são relevantes e apropriados?

Não basta apenas reavaliar o planejamento das campanhas, é preciso pensar em todos os elementos criativos em questão. Por exemplo, uma campanha de Páscoa não precisa deixar de ser vinculada, principalmente pelo aspecto institucional. No entanto, em tempos de isolamento social, a mensagem perde o sentido se fizer menção a reunir a família ou estar junto de pessoas. Até mesmo as imagens devem tomar este cuidado, evitando personagens com muito contato humano, como abraços, ou aglomerações de pessoas.

O tom da campanha também deve estar adequado ao contexto. Estamos passando por um período de apreensão e incertezas, portanto, campanhas que apostam no humor devem ser particularmente repensadas, para não transmitirem insensibilidade com a situação atual. O uso de palavras-chave da mesma forma, uma vez que palavras como “antivírus”, “máscaras” e “contagiante” ganharam uma nova conotação.

4.Como a minha marca pode ser útil?

Esta é uma pergunta que deve ser feita em qualquer estratégia de Marketing, em qualquer momento. Só que agora ela se tornou ainda mais essencial. De que forma a sua marca pode contribuir com o cenário atual? Algumas estão mudando seu segmento temporariamente para auxiliar no suprimento dos serviços de saúde, com produção de álcool gel, máscaras, aventais e respiradores, por exemplo.

Mas se esta não é uma possibilidade para a sua marca (o que pode ocorrer por N motivos), isso não significa que ela não possa ser útil. Pense no seu segmento e nas dificuldades que os seus clientes estão enfrentando e contribua com informações – verdadeiras e com embasamento, SEMPRE!

Aqui na agência propomos algumas soluções neste sentido aos nossos clientes de Marketing Digital, produzindo conteúdos que seriam relevantes para os seus respectivos públicos. Clientes da saúde contaram com pautas sobre proteção do vírus, saúde mental durante o isolamento e formas de manter o sistema imune fortalecido, para citar apenas alguns exemplos.

Adaptar-se é a melhor forma de manter a sua marca útil e relevante para o seu público e de sobreviver à crise.

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