Alguns mitos do Marketing podem ser nocivos para o crescimento da sua marca. Afirmações rasas, ideias ultrapassadas e a incompreensão dos canais digitais de comunicação podem impregnar toda uma cultura organizacional e travar quaisquer chances de sucesso de uma empresa.

A seguir, listamos alguns destes mitos e explicamos por que eles devem ser esquecidos:

1.Minha empresa não tem conteúdo

Esta é uma afirmação bem comum em clientes que chegam na agência sem terem passado por qualquer tipo de experiência com Marketing de Conteúdo. É compreensível que, na correria do dia a dia, muitos profissionais não enxerguem o quanto o trabalho deles e daquela organização possa interessar a outras pessoas – entre elas, diversos clientes em potencial.

Um erro comum é pensar que empresas B2B, que não lidam diretamente com o consumidor final, não tenham nenhum conteúdo interessante a oferecer. Muito pelo contrário, com a segmentação correta e as ferramentas adequadas, o conhecimento e a expertise destas empresas pode ser um forte diferencial diante de quem precisa dos produtos ou serviços que ela fornece.

Com uma pegada menos comercial, o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para construir autoridade para a marca, nutrindo os leads até que eles entendam que a sua empresa é a melhor escolha. Contar com uma assessoria externa, com foco em Comunicação e Marketing (como é o nosso caso), é fundamental para conseguir enxergar estas oportunidades de conteúdo e fazer com que elas cheguem ao seu público, fortalecendo esta relação entre empresa e cliente.

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 2.Posso direcionar todos os meus esforços para as redes sociais

O Marketing de Conteúdo aliado ao digital, e nele incluímos as redes sociais, vem crescendo por apresentar um ótimo custo x benefício para muitas empresas. Com orçamentos bem modestos é possível começar uma campanha e alcançar novos públicos. Além disso, a possibilidade de medir tudo o que se faz on-line enche os olhos de muitos profissionais de Marketing.

No entanto, pensar que somente o trabalho nas redes sociais vai salvar a sua estratégia é uma atitude bem equivocada. Primeiro porque a rede social não vende qualidade onde ela não existe, portanto, o primeiro passo é garantir que os seus produtos e serviços sejam realmente bons.

Além disso, é importante lembrar que o Marketing é muito mais abrangente do que um post patrocinado. É preciso ter uma estratégia bem definida do que se quer comunicar, a quem e de que forma. O cuidado com a marca (que também faz parte do Marketing) continua sendo imprescindível e não pode ser deixado em segundo plano, principalmente com a visibilidade que as redes sociais proporcionam.

Saber onde o seu público está e qual a melhor forma de chegar até ele continua sendo a parte mais importante da estratégia. Se o seu público não estiver nas redes sociais, elas acabarão não ajudando muito.

 3.Quanto mais dados, melhor

Como mencionamos anteriormente, quando o assunto é Marketing Digital praticamente tudo pode ser medido. Mas isso não significa que tudo realmente interessa e que deva ser colocado no mesmo patamar de relevância do que aqueles dados que realmente importam.

A verdade é: não adianta ter uma pilha de dados à mão e não saber interpretar tais informações e aplicá-las na estratégia. Muitas vezes, o excesso de informação tem um efeito contrário: impedindo que os analistas encontrem os dados que realmente interessam.

Neste quesito lembramos que é importante não se deixar levar pelas métricas de vaidade e concentrar esforços nos números que realmente interessam. Entenda quais são os objetivos da sua estratégia e selecione apenas as informações que ajudem a compreender se ela está funcionando ou não. O resto é só ruído.

 4.Propaganda boca a boca é a melhor que existe

Embora esta frase não esteja completamente errada, ela muitas vezes é interpretada de forma equivocada. Ela tem seu fundo de verdade ao entendermos que a indicação de pessoas próximas costuma ter mais credibilidade do que a de celebridades, por exemplo. Mas a coisa não pode parar por aí.

Embora este tipo de Marketing de Influência tenha, sim, maior credibilidade, ele também possui o menor alcance de todos. Nem todos os tipos de negócio têm fôlego para aguentar tanto tempo de anonimato. Comunicação é um excelente catalizador nas vendas e pode transformar marcas desconhecidas em queridinhas do público em pouco tempo. Limitar a sua propaganda à divulgação de conhecidos é atrofiar o potencial da sua marca.

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 5.Pessoas serão substituídas por máquinas

A cada novo tipo de automação e de possibilidades por meio da Inteligência Artificial (IA) há o medo de que pessoas sejam completamente substituídas por máquinas – e isso não é exclusividade do mundo Marketing.

Enquanto os avanços tecnológicos têm facilitado a vida de profissionais e automatizado processos, isso não significa que pessoas perderão seus trabalhos, apenas que elas precisarão se atualizar e atender a novas demandas da área. Criatividade e emoção são áreas em que possuímos ampla vantagem em relação às máquinas.

Outro ponto importante para não se sentir ameaçado pelos algoritmos é se lembrar de que o Marketing é feito para pessoas, com todas as suas peculiaridades que os robôs têm uma baita dificuldade para entender em profundidade. Máquinas entendem de máquinas, pessoas entendem de pessoas. Se você não quer ser substituído por um robô, não trabalhe como um.

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