Quando uma vitrine virtual é montada com organização e os elementos corretos, pode ter mais poder do que você imagina! Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que 70% das decisões de compra dos clientes vêm das vitrines, entre físicas e virtuais. Além disso, a troca da vitrine também possui impactos positivos nas vendas, sendo responsável pelo incremento de até 25% nas vendas.
Portanto, não convém deixar a vitrine parada por muito tempo ou expondo sempre os mesmos tipos de produtos. Para atrair a atenção do consumidor e persuadi-lo a comprar da sua marca, saber expor o que você vende com estratégia e propósito é fundamental!
Enquanto na experiência presencial em lojas físicas o cliente tem contato diretamente com a mercadoria, em um e-commerce é preciso proporcionar uma jornada objetiva, porém completa, desde uma navegação fluída até um atendimento qualificado.
Ao longo deste artigo você vai descobrir:
– O que é uma vitrine virtual, afinal?
– Quais são as vantagens para a marca em montar uma vitrine virtual?
– O que não pode faltar em uma vitrine virtual para ser atraente e efetiva?
O que caracteriza uma vitrine virtual?
Ao acessar a loja virtual de uma marca você espera compreender de cara o que ela vende, certo? Este primeiro contato visual com os produtos configura a vitrine virtual: onde o visitante pode encontrar quais são as ofertas, novidades, promoções, informações sobre produtos e sobre a empresa.
Expor corretamente e organizadamente os produtos é fundamental, com um menu autoexplicativo, espaços bem definidos para cada categoria e destaque para descontos. Além da parte prática da experiência do cliente no próprio site, uma vitrine virtual também precisa explorar elementos que o convençam a comprar, despertando interesse em conhecer mais sobre o que a marca tem a oferecer.
É preciso ocupar espaços de maneira inteligente e estratégica, tendo em vista que uma vitrine virtual com muitas informações ou cansativa aos olhos pode tirar o foco daquilo que realmente é importante: vender e causar uma boa impressão!
Benefícios de uma vitrine virtual para o negócio
Se você ainda não se convenceu do poder de uma boa vitrine virtual, separamos alguns dos benefícios que ela pode gerar para sua marca. Acompanhe abaixo!
1 – Maiores chances de converter uma visita em venda
Uma vitrine virtual pode trazer a conexão necessária do cliente com o seu negócio, não apenas atraindo o interesse e provocando o desejo de comprar, mas também de explorar outras categorias de produtos e realmente compreender sua marca como uma facilitadora.
2 – Diferenciação perante a concorrência no mercado
Como o primeiro contato do potencial cliente com sua marca, a vitrine virtual pode ser o diferencial que define a escolha por seus produtos em detrimentos de outras marcas. Uma navegação melhor, ofertas mais vantajosas, um atendimento on-line mais ágil, informações bem formatadas e objetivas podem ser determinantes!
3 – Destacar promoções e novidades
Tudo aquilo que merece destaque deve ter um espaço na vitrine virtual, como lançamentos, descontos especiais, entre outros pontos relevantes. É claro que é preciso pensar estrategicamente na hora de expor estas informações, pensando na localização correta dentro do site, em qual formato e com qual linguagem.
4 – Personalizar a experiência dos usuários
Mesmo que haja um certo padrão estabelecido para a estrutura da sua vitrine virtual, o digital permite que a sua marca possa personalizar certas áreas para que o cliente possa ter uma experiência diferente toda vez que acessa a loja virtual. Isso garante um certo frescor à jornada de compra, customizando cores, botões e espaços de acordo com sazonalidades e preferências de seus clientes.
Crie a sua vitrine virtual
A exposição estratégica e organizada dos produtos na vitrine virtual faz toda a diferença. Por isso, para alcançar os objetivos de atração e conversão de clientes, é preciso assegurar que alguns processos sejam tratados com a maior atenção.
Uma vitrine virtual precisa oferecer ao usuário:
– Um layout responsivo e ágil;
– Uma boa estrutura, ordenada e equilibrada;
– Um visual harmônico, incluindo cores, posicionamento dos itens e botões;
– Imagens de qualidade, de diversos ângulos e com referências de tamanhos;
– Descrições atrativas e objetivas;
– Vídeos que possam melhorar a percepção do produto e seus diferenciais;
– Seções que otimizem a visita, com espaços específicos para ofertas, lançamentos e mais vendidos, por exemplo;
– Página que responda as perguntas mais frequentes (FAQ) ou que ofereça um suporte adequado ao cliente na hora da compra.
Quanto mais valor e originalidade tiver a sua vitrine virtual, mais chances de conversão de compra! Aproveite datas importantes para dar um tapa no visual sempre que possível, mudando cores, banners e incluindo logos comemorativas, como no caso de Black Friday, aniversário da marca, Natal, Dia das Mães e dos Pais, troca de estação, entre outras.
Entre todos os serviços oferecidos aqui na Ferver, nós podemos ajudar a potencializar sua imagem de marca e na sua estratégia de comunicação, gerando maior identificação com o cliente e resultados melhores! Converse conosco.
Leia mais: 4 Passos para implementar a transformação digital na sua empresa.