Enquanto muitas empresas ainda tentam se adequar aos millenials, há um grupo de jovens que já responde por 30% da população e representa um forte grupo de consumidores: a Geração Z. Estamos falando das pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que já cresceram em um mundo mais digital e conectado. Afinal, a sua marca já sabe o que esperar deste público?
Por terem se criado em um mundo já conectado à Internet, mas também por terem passado por uma crise global logo cedo, as pessoas que pertencem à Geração Z têm outros interesses e preocupações. Entender quais são estes medos é fundamental para saber se comunicar com esta geração.
4 fatos fundamentais para entender a Geração Z
1. Não se apegam às marcas
Sabe aquele monte de gente utilizando roupas com logos gigantescas das marcas? A Geração Z não pretende continuar com este estilo. Diferentemente das gerações anteriores, os jovens de até 24 anos não têm um apego muito forte às marcas, principalmente às grandes. A única exceção talvez esteja no mercado de smartphones.
A explicação destes jovens é de que eles se importam mais com autenticidade do que com o nome da marca em si. Por isso, é tão importante as empresas passarem a pensar em mais do que estratégias de vendas e marketing, mas também com o seu posicionamento em relação a temas globais e de responsabilidade ambiental e social.
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2. Propagandas mais autênticas e conteúdo próprio
Se a GenZ está cobrando mais autenticidade das marcas, o mesmo se aplica às campanhas publicitárias. Em uma pesquisa realizada pelo Google 64% dos representantes desta geração afirmaram que só gostam dos vídeos de marcas quando eles são autênticos e falam a verdade sobre a empresa.
Esta tendência é amparada por um cenário de jovens que não apenas consomem conteúdo, mas que também o produzem. A Geração Z já cresceu com todas as ferramentas para produzir conteúdo de relativa qualidade de forma caseira, por isso, a mensagem importa mais do que a forma com que ela chega ao público.
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3. Os 3 Fs da Geração Z
Assim como o Marketing tem os seus Ps, a Geração Z tem os seus Fs, que são: futuro, família e fun (diversão). Esta classificação resume os principais interesses destes jovens, reflexo das buscas e conteúdos consumidos na Internet.
Como mencionamos, a GenZ cresceu em um mundo com crise econômica global e a consciência da escassez de recursos naturais. Isso faz com que estes jovens sejam muito mais preocupados com o futuro do que as gerações anteriores. Uma das respostas é o interesse pelo empreendedorismo e também por causas mundiais, principalmente as que envolvam a preservação do meio ambiente.
Família também é um assunto importante para estas pessoas, que consomem bastante conteúdo sobre o tema. O conceito de família mudou bastante ao longo das últimas gerações e os jovens de hoje parecem mais empenhados em compreender esta engrenagem e se relacionar melhor com os familiares.
A diversão também é importante para a Geração Z, que frequentemente centraliza seus interesses de música, jogos e relacionamento no smartphone. Estes aparelhos funcionam não apenas como centro de entretenimento, mas como um verdadeiro portal para o mundo.
4. Eles criam o seu próprio ecossistema
Quem diz que o consumo hoje em dia está cada vez mais rápido e descartável desconhece a cultura de ecossistema a qual a Geração Z se habituou. E isso não tem nada a ver com meio ambiente, mas com eventos que não são tão pontuais e isolados, mas que se estendem pelo imaginário dos jovens por muito mais tempo.
Por exemplo, até o início dos anos 2000 o lançamento de um filme envolvia a divulgação de cartazes e trailers normalmente nos veículos mais especializados, o lançamento do filme em si, a crítica especializada e só continuaria no lançamento do VHS e do DVD, meses depois. Hoje em dia os estúdios divulgam cartazes, teasers e trailers na Internet com anos e meses de antecedência. A discussão nas redes sociais já cria um buzz, influenciadores lançam vídeos de reação, explicação, referências e expectativas quanto à produção – tudo isso ANTES do filme ser lançado. O lançamento em si gera outro tipo de buzz, com pessoas gravando vídeos sobre suas impressões, explicações, easter eggs, memes intermináveis e a perpetuação do que seria apenas um filme. Ou seja, qualquer conteúdo gera ainda mais conteúdo, produzido e consumido pela Geração Z.
Para saber se comunicar com este público, entender estas peculiaridades é fundamental. Atentar-se às mudanças de comportamento é estar pronto para a sobrevivência do seu negócio.