Marketing de Dia dos Pais

Como anda a sua estratégia de Marketing de Dia dos Pais? Apesar de ser historicamente uma data menos badalada do que Natal e Dia das Mães, a comemoração voltada aos pais tem mostrado crescimento de buscas on-line e também de vendas ao longo dos últimos anos. Os dados foram coletados em uma pesquisa do Google feita no mercado brasileiro.

Em 2018 o faturamento total do e-commerce com o Dia dos Pais foi de R$ 2,09 bilhões, pouco atrás do Dia das Mães, que totalizou R$ 2,11 bilhões. A data desbancou outras comemorações consideradas fortes pelo comércio, como Dia dos Namorados e Dia das Crianças. O tíquete médio dos presentes para os papais neste ano foi de R$ 409 (Fonte Ebit/Nielsen – webshoppers 39).

Vale lembrar que não são apenas os presentes que movimentam o comércio em torno do Dia dos Pais. As confraternizações também têm seu impacto, com 84% das pessoas planejando celebrar a data em casa, movimentando o setor de comidas e bebidas. Apenas 7% dos entrevistados responderam que não pretendem comemorar a data.

Mas se você ainda não percebeu muito movimento de Dia dos Pais, não desanime. A mesma pesquisa indicou que 41% das pessoas compram os presentes apenas na véspera ou na própria data. Além disso, outros 23% costumam comprar os presentes na semana anterior ao domingo de Dia dos Pais.

Já o local para compras continua sendo bem tradicional, com 69% comprando no comércio local, como lojas de bairro ou shopping centers. As compras do e-commerce, apesar de expressivas, ainda respondem por apenas 21%.

 

Dificuldade para presentear é uma oportunidade de Marketing de Dia dos Pais

Segundo o Google, o crescimento dos números da data se deve ao novo papel do homem na sociedade, com pais participando mais ativamente da criação dos filhos. Estar atento a este fato pode fazer a diferença na sua estratégia de comunicação em torno do Dia dos Pais.

Uma oportunidade de mercado bem peculiar para esta data é a dificuldade que os filhos têm em escolher qual presente dar. Cerca de 25% assumem ter dificuldade para escolher o presente e outros 25% afirmam que vão a várias lojas antes de fazer a escolha. Saber comunicar sugestões de presentes da forma certa passa a ser mais importante do que apenas divulgar o produto em si.

Uma dica é aproveitar a dificuldade da escolha para conquistar novos clientes. Isso porque a maioria deste público (70%) se mostra disposta a comprar de uma nova marca. Além disso, 61% pretendem presentear com uma categoria diferente do presente do ano anterior.

Há também uma diferença entre o que os pais gostariam de ganhar e o que os filhos pretendem de presentear. Apesar da categoria de vestuário e acessórios ainda ser a campeã nas duas frentes (32% dos pais querem ganhar; 58% dos filhos pretendem presentear), as semelhanças param por aí. O segundo item mais cobiçado pelos pais é da categoria de smartphones (28%), enquanto apenas 15% pretendem presentear com estes itens, dando preferência a perfumes e cosméticos (24%), desejados por apenas 18% dos pais. Uma explicação para esta diferença provavelmente está no valor dos itens, já que em 2019 a intenção dos filhos é gastar em média R$ 298 com o presente.

 

Pais não se sentem representados na publicidade

Semelhante ao que acontece com a imagem das mães (leia neste post), os pais também não se sentem representados pelas campanhas publicitárias. A maioria das queixas está na idealização do pai perfeito, com 41%. Outros pontos que os pais discordam é a imagem do pai como um personagem secundário na criação dos filhos ou ainda a de pais autoritários.

Para 38% os pais devem ser retratados participando dos cuidados diários dos filhos e 35% gostariam de ver pais dividindo igualmente as responsabilidades da criação dos filhos.

Mesmo com esta cobrança por protagonismo e a ideia de papéis iguais, no Brasil 80% das crianças têm como primeiro responsável uma mulher (que nem sempre é a mãe) e 5,5 milhões de crianças são registradas sem o nome do pai. Incentivar o papel do pai presente, que divide as responsabilidades de cuidados com os filhos e com a casa, é um movimento que pode ajudar a melhorar estes números.

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