Você considera a sua empresa digital? De verdade? Operar um negócio em um ambiente digital deixou de ser um diferencial há muito tempo e hoje se tornou uma obrigação. Mas não estamos falando apenas de ter um site e presença nas redes sociais, mas de trazer essa mentalidade para toda a organização, de ponta a ponta.
E agora retomamos a pergunta: a sua empresa é digital? Entenda por que essa transformação não apenas de operação, mas de posicionamento é tão importante nos dias de hoje.
A pandemia acelerou muitas mudanças na economia, e uma das áreas com o salto mais significativo foi o da transformação digital. Na América Latina as vendas de e-commerce cresceram 54%, e somente no Brasil os números chegaram a 61% segundo uma pesquisa realizada pelo Google em 2021.
Mas não foi apenas no e-commerce que a tecnologia mostrou força. A pesquisa Digital AdSpend, realizada no Brasil pela IAB Brasil e pela Kantar Ibope Media, levantou que 56% das pessoas afirmaram ter incorporado a tecnologia no seu dia a dia em decorrência da pandemia. Diante desse cenário, a publicidade digital atingiu o patamar de R$ 23,7 bilhões em 2020, um crescimento de 48% em dois anos.
Mas afinal, o que significa ser uma empresa digital de verdade?
Ok, você tem um site, automatiza processos dentro da empresa, possui presença nas redes sociais e investe em publicidade on-line. Isso te qualifica como uma empresa digital, certo? Não necessariamente. Os primeiros passos foram dados, mas isso não significa que a organização possua maturidade digital.
Segundo uma pesquisa do Google em parceria com o Boston Consulting Group (BCG), apenas 2% das empresas brasileiras estão no último estágio da maturidade digital: o multimomento.
Mas afinal, que estágio é esse? O multimomento é a capacidade da empresa de oferecer jornadas de compra dinâmicas e unificadas ao longo de diferentes canais, com automação de campanhas e objetivos de marketing alinhados aos resultados do negócio. Ou seja, são empresas que conseguem entregar conteúdo relevante aos consumidores em todos os pontos da jornada de compra.
Alcançar essa maturidade digital é importante para os negócios não apenas para uma percepção de mercado, mas por apresentar vantagens financeiras. A mesma pesquisa apontou que essas empresas são capazes de aumentar a receita em 20% ao mesmo tempo em que reduzem os custos em até 30%.
Um outro nome dado aos negócios que operam através do multimomento é o de organizações exponenciais, que se diferem do modelo tradicional das empresas a partir da própria estrutura. Por exemplo, um empreendimento tradicional concentra as tomadas de decisão no topo, possui uma gerência intermediária e a maioria da equipe é formada pela força de trabalho. Nas organizações exponenciais a gerência é substituída ou acompanhada por inteligência artificial, automação e crowdsourcing, tornando o modelo de criação mais colaborativo. Nesse modelo a maior parte da força de trabalho está fora da empresa.
A maturidade digital dessas empresas também é caracterizada pelo uso estratégico de dados para ditar os rumos das tomadas de decisão e pela oferta de uma experiência ao cliente, muito mais ágil, personalizada, relevante e humana.
Primeiros passos para ser uma organização exponencial
Há até pouco tempo a transformação digital era interpretada como diversos experimentos isolados no ambiente digital, fossem eles conectados ou não. Hoje em dia se percebe com muito mais clareza a necessidade de conexão entre eles para chegar ao estágio do multimomento. Ou seja, não existe mais o digital e o analógico, existe a operação que é formada por todas essas frentes ao mesmo tempo.
Outro passo importante é manter o equilíbrio entre a manutenção da excelência no negócio e a descoberta de novas possibilidades. Se a empresa faz algo muito bem e se diferencia por isso, deve continuar investindo nessa frente. Porém, deve despender recursos equivalentes para explorar novas possibilidades de negócio, evitando se tornar obsoleta.
Por fim, uma organização precisa conquistar a confiança do cliente para se tornar exponencial. Nessa etapa é importante não ceder à tentação de apenas utilizar os dados coletados para vender mais, pois isso cria uma barreira para que os clientes queiram fornecer dados (ninguém gosta de ser bombardeado com ofertas o tempo todo, não é mesmo?). A confiança se conquista através da geração de valor para esse cliente: conforme ele percebe esse valor (seja com conteúdos relevantes ou na própria experiência do cliente, por exemplo), mais confiança ele terá na empresa e mais propenso a fornecer dados ele estará.
Agora que você já sabe o que significa ser uma empresa digital de verdade, que tal dar os primeiros passos para se tornar uma organização exponencial? Aqui na Ferver a gente pode te ajudar nessa jornada. Saiba como.
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