Não precisamos relembrar que a pandemia interferiu no nosso estilo de vida. Você sabe disso porque viveu na pele. Porém, compreender quais mudanças permaneceram é o primeiro passo para identificar oportunidades de Marketing diante do novo comportamento do consumidor.
A transformação começou lá em 2020, sem ninguém entender muito bem o que tudo aquilo significava. Só sabemos que de uma hora para outra todo mundo precisou trabalhar diferente, praticar atividade física de outro jeito e até a forma de fazer compras precisou passar por adaptações. Ninguém sabia muito bem por quanto tempo as tais mudanças ficariam ou se elas se tornariam permanentes.
Em 2021 pudemos compreender melhor a pandemia e gerenciar nossas expectativas com o tal do “novo normal”. Só que quem trabalha com Marketing não pode ficar parado esperando as coisas se ajeitarem. Isso demandou esforços constantes de pesquisa de comportamento e estilo de vida para que as marcas se adequassem ao novo momento.
Compreender as pesquisas gera oportunidades de Marketing
Uma ótima ferramenta para entender qualquer contexto mundial está nas buscas do Google. Mas não ao digitar este tema no campo de busca, o desafio aqui é o de entender o que as pessoas jogavam no buscador, refletindo seus interesses e estilos de vida.
No Brasil, a insegurança e a busca por respostas diante do cenário pandêmico deram a tônica. Nos meses de março e abril de 2021 as buscas pelo termo “fim da pandemia” cresceram 123% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Neste mesmo mês as buscas por “terapia” cresceram 43%.
É curioso observar que o aumento ocorreu mesmo em comparação aos primeiros meses da pandemia, lá em 2020, quando os primeiros lockdowns foram decretados e a situação parecia mais caótica. Isso denota que as pessoas se sentiram sobrecarregadas após um ano de crises e incertezas.
Em busca de bem-estar ou de qualquer forma de alívio diante de tempos desgastantes, aumentaram as buscas por meditação, aulas on-line de yoga e até mesmo algumas recompensas mais rápidas, como delivery, filmes e até mesmo o programa Big Brother.
Esportes e beleza no centro da busca por bem-estar
A maneira de praticar atividades físicas passou por adaptações e gerou oportunidades de Marketing. Os esportes coletivos precisaram ficar em segundo plano por um tempo, aumentando a prática de outras modalidades, como a corrida. Isso elevou a demanda por tênis e roupas apropriadas para a prática, além do crescimento nas buscas por equipamentos para treinar dentro de casa.
Para evitar o contágio pela covid-19, muitas pessoas passaram a se exercitar ao ar livre. Segundo a pesquisa Google Consumer Survey, 41% dos brasileiros se exercitam ao ar livre, enquanto 23% deles buscam ativamente por artigos para atividades em espaços abertos.
Isso representa não apenas uma oportunidade de negócios para quem vende estes itens, mas para qualquer marca. Sabendo que as pessoas estão se exercitado ao ar livre você pode buscar maneiras de mostrar a sua marca onde estas pessoas estão, como através de mídia externa, ações de Marketing em algum parque ou até mesmo promovendo provas de corrida de rua.
Depois de tanto tempo em casa o brasileiro também passou a se preocupar mais com a aparência, com 76% das pessoas dizendo que gostam de se sentir mais bonitas e bem-cuidadas. Aqui a beleza anda de mãos dadas com o bem-estar, com o aumento de buscas por roupas confortáveis e esportivas e produtos para o cuidado da pele e do cabelo. Confira os números a seguir levantados pela Google Survey 2021:
– Houve 73% de alta nas buscas por vestuário esportivo;
– As pesquisas por itens para casa, como cama, mesa, banho, decoração e jardim, subiram 55%;
– 33% das pessoas afirmaram que querem se vestir de maneira mais confortável no dia a dia;
– 92% das consumidoras de moda e cosméticos mantiveram os cuidados da sua rotina de beleza.
Diante disso, dá para perceber que não são apenas as marcas esportivas e de cosméticos que têm valiosas oportunidades de negócio. Ao compreender as prioridades das pessoas neste mundo pós-pandemia, com bem-estar e autocuidado, marcas dos mais variados segmentos podem enxergar maneiras de proporcionar isso aos seus clientes dentro do seu campo de atuação. De que maneira o seu produto ou serviço pode promover bem-estar ao seu público? A resposta a esta pergunta é a sua oportunidade de negócio no mundo pós-pandemia.
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