Quais redes sociais os brasileiros mais usam

Você possui perfil em alguma rede social? É muito provável que a resposta seja sim. Segundo a pesquisa da We are social, 45% da população brasileira possui pelo menos uma conta ativa em alguma rede social. Diante da variedade de redes, saber qual canal utilizar para falar com o seu público é essencial. Por isso, confira abaixo o ranking das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros:

1. Facebook

Não é de se espantar que a liderança das redes sociais no Brasil esteja com o Facebook. O Brasil é o terceiro país mais ativo na rede social e 97% das pessoas com perfil ativo em alguma rede social utiliza o Facebook. Já são mais de 100 milhões de brasileiros conectados à rede de Mark Zuckerberg. Com alto potencial de compartilhamento e interação entre usuários e páginas de marcas, a rede tem se tornado estratégica para empresas dos mais diversos segmentos.

2. Instagram

Focada no compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram atrai pela simplicidade de informação. Entre os brasileiros que utilizam redes sociais, 63% possuem uma conta no “Insta”. Com a possibilidade de criar anúncios, o Instagram foi a rede social que mais cresceu entre as empresas em 2016. Aliás, é possível fazer uma campanha sincronizada entre página do Facebook e perfil no Instagram. A rede é particularmente interessante para quem vende produtos de forte apelo visual, como roupas e alimentos.

3. LinkedIn

A rede social voltada ao mundo corporativo conta com 25 milhões de usuários ativos no Brasil. Entre os brasileiros que utilizam redes sociais, 46% estão no LinkedIn. Ela faz mais sucesso para quem busca vagas de emprego e talentos para a sua empresa, mas também tem se mostrado estratégica para empresas com foco em B2B.

4. Twitter

Apesar da queda de usuários ativos, a rede de microblogs ainda conta com 44% dos usuários com perfil em redes sociais. Já foi a 2ª rede social mais utilizada por empresas, mas hoje figura em 5º lugar. Pode se tornar um forte diferencial para quem lida com notícias e com interação direta com o consumidor, como uma forma de SAC. 

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5. Youtube

Em número de usuários ele fica em 5º lugar, mas se considerarmos o volume de interação, o Youtube é a 2ª rede social que mais movimenta os brasileiros. A pesquisa aponta que 21% dos brasileiros são ativos diariamente. Entre as empresas, já é a 3ª mais utilizada, principalmente pelas inúmeras possibilidades de conteúdo e, é claro, pelo volume de público.

6. Google +

O grande volume de usuários da rede social do Google se deve ao fato de que a conta é criada automaticamente, ao utilizar outros serviços da empresa, como é o caso do Gmail. Apesar de não ter engatado em um volume expressivo de publicações diárias, é estratégica para o SEO da marca e pode ser interessante para alguns nichos, como os de engenharia e TI.

7. Pinterest

A rede social em que usuários salvam imagens para se inspirar tem uma modesta participação, com 10% de brasileiros inscritos, mas ainda está em crescimento. Com um público formado por 80% de mulheres, o Pinterest é um espaço interessante e com boa visibilidade para empresas de segmentos como moda, beleza, artesanato, decoração e eventos.

8. Snapchat

É a terceira rede social mais utilizada entre os millenials e conta com 9% dos brasileiros presentes nas redes sociais. No Brasil a participação ainda é tímida, quando comparada a outros países. Tem atraído o interesse das empresas nos últimos anos, mas ainda é uma aposta incerta para nichos que não envolvam millenials. Teve boa parte de seus recursos incorporados pelo Instagram, Messenger e Facebook, o que deixa o futuro do Snapchat ainda mais incerto.

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