O Instagram, Facebook, LinkedIn entre inúmeras outras plataformas fazem parte da rotina do brasileiro. Desde o uso para interagir com os amigos até a descoberta e procura de produtos para consumir, tudo é feito por lá. E é por esta razão que as redes sociais para empresas se tornaram tão importantes na rotina corporativa também.

As empresas que possuem canais on-line contam com um suporte que as permitem conhecer melhor o público, fazendo posicionamentos para engajar seus consumidores, além de criar uma relação de proximidade e confiança, e, claro, fortalecer a operação.

Entretanto, quando falamos de redes sociais para empresas, é comum que surja uma dúvida: “é preciso marcar presença em todas elas?”. É aí que está o pulo do gato. É preciso entender as potencialidades de cada plataforma, quais são os melhores recursos para o posicionamento da empresa e qual a estratégia mais adequada para cada rede, assim é possível explorar a totalidade que cada tecnologia oferece.

Sabemos que para muitos, o mundo das redes sociais é complicado de entender. Mas nós te ajudamos! Continue lendo para descobrir como as plataformas podem ajudar as empresas.

Vamos do começo: por que utilizar redes sociais para empresas?

As redes sociais para empresas são canais de divulgação, atração, relacionamento e venda. Lembre-se que os perfis das empresas nas plataformas são canais de contato direto com o consumidor, com poucos filtros e restrições. E é justamente por isso que quando uma empresa marca presença on-line, somente oferecer um atendimento que resolva dúvidas, críticas, pedidos, queixas ou sugestões deixa de ser suficiente. É necessário desenvolver uma relação mais íntima e humana com o consumidor, entendendo seu comportamento e acompanhando suas transformações.
Agora falando no lado mais técnico e estratégico, nas redes sociais é possível realizar anúncios direcionados, impulsionar publicações específicas para conseguir mais seguidores, mais agendamentos para contato e até mais vendas dentro de lojas virtuais.

Além disso, é possível usar o Messenger do Facebook e as DMs do Instagram como canal de contato direto com o consumidor, servindo para enviar mensagens de prospecção e qualificação de vendas.

Quais as vantagens das redes sociais para empresas?

Que as redes sociais possuem diversas vantagens, todos sabem. Mas aqui listamos as principais delas:

– Uma presença ativa nas redes sociais ajuda no reforço de marca, além de fazer com que a empresa esteja evidente em um mercado competitivo e de rápidas mudanças.

– A divulgação de conteúdos vinculados à cultura e valores da empresa, resulta em uma maior consciência on-line da organização.

– O uso das plataformas aumenta a visibilidade da empresa, melhorando o posicionamento orgânico e atraindo tráfego para o site da organização. Além disso, é possível que as publicações do perfil viralizem, ganhando maior repercussão e conhecimento.

– Aumenta a capacidade da empresa de monitorar e analisar as conversas e menções sobre a companhia. Sendo mais fácil de receber feedbacks de eventuais problemas com os produtos ou serviços.

Afinal, estar presente em todas as redes sociais ou não?

Preste atenção nos seguintes dados levantados pela pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner:

– 76% dos brasileiros usam as plataformas para tomar decisões de compra;
– 56% dos usuários utilizam os espaços para ter acesso à avaliação de outros clientes;
– 54% para fazer comparação de preços.

Em resumo, podemos concluir que as redes sociais são as novas vitrines. Entretanto, não é necessário criar conta em todas elas. É preciso avaliar quais plataformas que melhor oferecem possibilidades de trabalhar um conteúdo relativo à sua marca e que concentram a maior parte do seu público-alvo.

Ao escolher a melhor plataforma para sua empresa estar, é preciso entender e saber explorar todas as ferramentas que ela disponibiliza, bem como saber identificar quais trazem melhores resultados para a estratégia da organização.

Conheça as principais características de cada rede social

Chegou a hora de você conhecer as características de cada rede social para decidir qual delas se encaixa melhor com os objetivos da sua empresa.

Facebook

É a rede social mais utilizada pelos brasileiros. Em 2020, a plataforma computou mais de 130 milhões de contas ativas.

Nela é possível publicar somente textos, imagens, vídeos e links que direcionam para sites externos. Além disso, o Facebook permite uma interação próxima do usuário, possibilitando o fácil compartilhamento, reação às publicações e comentários.

Aqui também vale destacar que a rede concentra ferramentas muito úteis para as empresas, como o Meta Suite, que permite criar campanhas pagas no Instagram e Facebook, além de agendar as publicações gratuitamente.

Instagram

Com 95 milhões de usuários ativos, o Instagram é uma das redes mais versáteis para as empresas. A plataforma permite:

– Publicação de fotos, sendo únicas ou em carrosséis;
– Vídeos em formato de Reels;
– Stories, que permitem a utilização dos stickers, que são formas de criar interação com o público por meio de enquetes, caixinhas de perguntas etc.

Além disso, o Instagram possui a função de loja para as empresas, que permite colocar os preços dos produtos e facilita a compra do consumidor.

LinkedIn

Diferente de todas as redes, o LinkedIn serve para conectar empresas e pessoas, ou profissionais com profissionais. Nesta rede é possível compartilhar somente texto, fotos, vídeos e links, além de permitir a criação de pesquisas e anúncio de vagas de emprego.

Agora que você entendeu a importância das redes sociais para empresas e quais as características de cada uma, é hora de botar em prática. Dica: faça uma lista do que você precisa e o que as redes oferecem. Compare e decida qual delas satisfaz melhor suas necessidades.

Se precisar de ajuda na hora de montar suas estratégias, fale com a gente. Possuímos as melhores soluções em comunicação e marketing para fazer sua empresa se destacar no mundo digital!

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