Um erro muito comum que algumas empresas cometem quando o assunto é marketing digital é acreditar que o seu produto é muito específico para a amplitude dos públicos das redes sociais.
Com uma população de mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook tem se tornado uma plataforma estratégica para promover diferentes segmentos de negócio, inclusive aqueles que parecem ser específicos demais. Isso porque, em um universo tão amplo, de mais de dois bilhões de pessoas, é seguro dizer que todos os tipos de pessoas e profissionais utilizam a rede social: inclusive aquelas interessadas na sua empresa.
Mas é claro, não basta criar uma página e fazer postagens para obter sucesso. Somente com uma definição bem clara do seu público-alvo e investimento em Facebook Ads a sua empresa conseguirá bons resultados com a rede social. Para empresas que oferecem produtos e serviços para outras empresas, também conhecidas como B2B, a segmentação do público é ainda mais importante.
Dentre os clientes da Ferver podemos destacar dois exemplos de empresas com públicos bem específicos que estão percebendo resultado em suas páginas no Facebook: a Camargo Química e a H Soldas.
A Camargo iniciou recentemente uma estratégia de conteúdo aliada a anúncios de Facebook para um público segmentado. O resultado foi percebido logo no primeiro mês de investimento, com um crescimento de 152% no número de curtidores da página. A empresa atua no ramo de soluções químicas para os segmentos de construção civil, metal mecânico, moveleiro, água e commodities.
O caso da H Soldas não é muito diferente. A empresa oferece soluções em soldagem para diversos segmentos de indústria e já contava com uma página bem estabelecida na rede social, mas viu seus resultados darem um salto com a estratégia de marketing digital. No primeiro mês o número de curtidores da página deu um salto de 78%. Tudo isso graças à segmentação correta de quem faz parte do seu público-alvo e do investimento em anúncios.
O que podemos aprender destes exemplos
Nenhuma das duas empresas oferece soluções para o público final. Tratam-se de produtos muito específicos para ramos ainda mais segmentados da indústria. Ainda assim, o Facebook se mostrou um canal eficaz não apenas para a divulgação destas empresas, mas também como oportunidade de negócios.
Com conteúdo de qualidade e anúncios voltados ao público-alvo de cada uma delas foram obtidos saltos expressivos no alcance da página, resultando em mais oportunidades de negócios.
O primeiro passo para o sucesso é deixar de lado a crença de que o seu produto não condiz com a realidade das redes sociais. Cada empresa possui diferentes realidades e oportunidades quando o assunto é marketing on-line. Para saber qual estratégia é a mais adequada ao seu tipo de negócio, conte com a Ferver.