As redes sociais transformaram-se em excelentes espaços para as marcas se aproximarem do seu público, reforçarem suas imagens e até mesmo vender mais no Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp.
O Instagram, por exemplo, foi a rede mais usada pelos brasileiros em 2022, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Tá bom pra você? Caso ainda acredite que expor seus produtos e serviços e ter a chance de vender pelo Instagram não é para o seu bico, confira os dados da pesquisa Opinion Box que apresenta uma visão sobre o tamanho e a importância desta rede:
– 92% dos usuários acessam o Insta pelo menos uma vez por dia;
– 82% seguem empresas na rede social;
– 79% acham que o Instagram aproxima empresas das pessoas;
– 64% já comprou produtos ou serviços que descobriram no Insta.
Diante de todo esse contexto, o Instagram soa muito mais atrativo, não é mesmo? Aplicar o social commerce, ou o comércio através das mídias sociais, é uma estratégia cada vez mais empregada pelas marcas, pois ajuda a impulsionar as vendas on-line, uma maneira rápida, conveniente e que, de quebra, reforça a imagem do seu negócio como uma empresa flexível e disponível para o público.
Então, se vender mais no Instagram é o seu objetivo, continue lendo esse artigo! Nós trazemos logo abaixo algumas estratégias para estruturar seu perfil e deixá-lo prontinho para converter meros visitantes em consumidores e – por que não? – em clientes fiéis.
Vender mais no Instagram requer planejamento
O passo zero antes de começarmos a enumerar bons conselhos, é ter estabelecido, de cor e salteado, de trás para frente o posicionamento da sua marca para ser espelhado nas redes sociais. É a partir deste elemento que você terá em mãos as informações mais relevantes para traçar sua estratégia dentro do Instagram: público-alvo, objetivos gerais da marca, metas de vendas, meios e canais necessários para atingir tudo isso!
Se sua empresa ainda não tem isto estabelecido, não se preocupe, a Ferver te dá essa mãozinha também! Conheça tudo que podemos fazer pelo seu negócio e seus resultados!
Após focar no corpo e na alma da sua marca, partiu vender mais no Instagram!
Estrutura & estratégia: dicas para vender mais no Instagram
O Insta, para os íntimos, pode ser o contato inicial que seus possíveis clientes tenham com seu estabelecimento, por isso, é essencial investir neste canal com todas as ferramentas disponíveis, seja tempo, pessoas, tecnologia e recursos financeiros.
Garantir uma boa estrutura para a sua rede social é fundamental para ter sucesso nas redes e vender mais no Instagram. Acompanhe agora algumas dicas que separamos para você preparar, apontar e vender!
Criar uma conta comercial
No Instagram, apenas o perfil comercial dá acesso a mensuração de dados como impressões, engajamento e alcance de publicações, além de análises de seguidores, como gênero, localização, dias e horários mais acessados, entre outras informações extremamente valiosas.
Além de proporcionar insights de como manter o usuário interessado em seus produtos, a conta comercial do Insta permite ativar recursos diferenciados, como o Instagram Shopping e a criação de anúncios, por exemplo.
Elaborar um bom perfil com conteúdo interessante
Todas as escolhas que compõem o seu perfil corporativo dentro do Instagram importam, desde a foto de perfil, até uma boa descrição na Bio, passando pela organização dos seus destaques. Pense no seu perfil como a primeira página de uma apresentação comercial: o cliente precisa compreender de cara o que sua marca vende e qual é o benefício do seu produto.
Divulgar é primordial, mas não é o suficiente! Os consumidores buscam conhecer de quem pretendem comprar e, para isso, gerar conteúdo faz parte do pacote. Por exemplo, se você vende biscoitos caseiros on-line, aproxime-se de seu público, falando sobre seus processos, a qualidade de seus insumos ou sugerindo presentes em datas especiais.
Exibir seus produtos ou serviços
Perfil legal: check! Conteúdo relevante: check! É hora de aproveitar toda a versatilidade visual das redes sociais ao expor seus produtos e serviços. Dedique-se para que as fotos e vídeos sejam de qualidade, com boa iluminação, um cenário convidativo e mostrando detalhes dos itens.
Mostre cada um de seus produtos, exiba imagens de clientes satisfeitos e um estoque pronto para ser vendido para aumentar o apelo e vender mais no Instagram.
Interagir com seu público
Por mais que as vendas sejam seu grande objetivo, o relacionamento com o público ainda precisa guiar a comunicação da sua marca em uma rede social. É importante responder comentários, marcar e repostar stories sobre seus produtos, esclarecer dúvidas por direct, entre outras interações.
Além do atendimento atencioso e consultivo, uma boa interação também é feita através de enquetes, pesquisas e promoções que envolvam de forma leve e eficiente os seus seguidores.
Utilizar os recursos do Instagram
O Insta conta com grandes recursos comerciais e de comunicação só esperando para serem bem aproveitados. Os stories atraem a primeira atenção do público e podem levar a outros conteúdos. As lives seguem sendo uma grande oportunidade para quem quer vender mais no Instagram, principalmente através do live commerce, transmissões ao vivo com o intuito de promover produtos.
Quanto aos reels, 65% de pesquisados afirmaram que assistem vários vídeos na sequência, ou seja, quanto mais conteúdo neste formato você produzir, como unboxing e bastidores, maiores as chances de vender pela plataforma. Outra dica é pesquisar quais são as trends e challenges que os usuários mais têm acompanhado e abusar da criatividade para chamar atenção.
Outros recursos, estes ainda mais voltados para o lado comercial, são o Instagram Ads e o Instagram Shopping. Com seu perfil ativo e vinculado à fanpage no Facebook, é possível criar campanhas de anúncios pagos para alcançar públicos específicos, atrair curtidas e aumentar a relevância do seu @ na rede social e converter cliques para visitas no seu site.
O Shopping é uma ferramenta que permite criar marcações nas fotos de produtos, funcionando como um hiperlink que dá detalhes dos itens para os usuários. Além disso, também redireciona o cliente direto para a loja virtual para que finalize a aquisição, tornando a experiência muito mais fácil e rápida.
Conectar-se com influenciadores
O marketing de influência consiste em realizar ações com influenciadores digitais, a fim de gerar autoridade para a marca, trabalhar com a prova social e conseguir novos clientes para o seu perfil. Cerca de 61% de pesquisados dizem já ter comprado produtos indicados ou usados por estes influenciadores. No entanto, fique atento: encontrar o influenciador certo é primordial para manter a linguagem e a identificação com o público-alvo.
Incrementar o SEO para Instagram
As práticas de SEO (Search Engine Optimization) não servem apenas para o Google, elas também podem ser úteis para vender mais no Instagram. Adicionar palavras-chave ligadas aos seus produtos ou sua marca em legendas e hashtags facilita que usuários localizem seu perfil ao realizarem uma busca na aba de pesquisas ou de tags.
Acha que a sua empresa está devendo um pouco no quesito engajamento em redes sociais para alcançar resultados melhores em posicionamento e vendas? Aqui na Ferver temos toda a expertise para deixar sua marca ainda mais sociável… Fale conosco!