Não é surpresa para ninguém que em tempos de isolamento a busca por videogames aumentou. Porém, ainda assim esta indústria tem valiosas lições de Marketing para ensinar a empresas de todos os setores pela forma com que reagiu à pandemia.
Os profissionais deste setor têm respondido rapidamente ao cenário pelo qual o mundo passa, seja pelas estratégias de publicidade, posicionamento e investindo em novos recursos para alcançar novos públicos. Um estudo realizado pelo Think with Google levantou algumas das principais tendências observadas pelo setor e como outros segmentos podem aprender com os games:
1. Estar aberto a novos públicos e servir de inspiração
A pandemia tem despertado uma vontade nas pessoas de buscar novas experiências e isso tem se refletido na indústria de games. A necessidade de se distrair em casa e de se conectar a outros de alguma forma fez com que muitas pessoas que não eram gamers passassem a buscar esta forma de entretenimento.
Em abril, a busca no Google pelo termo “aplicativos de jogos” dobrou em apenas uma semana. Mas além de jogar, as pessoas têm buscado mais streamings de jogos. Ou seja, elas estão saindo da atividade individual para experiências mais coletivas, formando comunidades em torno dos jogos em plataformas que permitem assistir e comentar os games em tempo real.
Isso abriu possibilidade para os profissionais de Marketing desta indústria trabalharem mais intensamente nas plataformas de streaming. Para os profissionais de outras áreas, estes indicadores também justificam enxergar os games como uma possibilidade para veicular anúncios, já que os apps de jogos on-line têm recebido cada vez mais engajamento.
2. Conectar pessoas, mesmo em tempos de isolamento
As pessoas têm buscando alternativas para se conectarem e se comunicarem com outras por causa do isolamento. Isso também refletiu na indústria de games, com um aumento de 20 vezes na busca pelo termo “games on-line para jogar com amigos” entre fevereiro e março deste ano.
Interpretar as métricas deste segmento pode ajudar os profissionais de Marketing a entenderem melhor o comportamento dos usuários, direcionando anúncios mais assertivos de acordo com as intenções de cada um: se for a de apenas se distrair com os jogos ou se tiver relação com a busca por conexões com outras pessoas.
Aliás, esta busca por mais interação entre pessoas deve servir de lição para empresas de diversas áreas, criando comunidades em torno de duas ofertas. Segundo um levantamento da Edelman Trust Barometer feito este ano, 83% dos consumidores dizem que querem ver as marcas se conectando e ajudando as pessoas a se aproximarem.
3. Entenda o momento e adapte a sua mensagem a ele
Agilidade de reação é imprescindível ao mundo do Marketing. Um acontecimento pode dar um significado completamente diferente a uma estratégia de comunicação que funcionava na semana passada, mas que hoje parece perder o tom. Um exemplo disso vem do levantamento da Edelman, apontando que 89% dos consumidores gostariam de ver marcas oferecendo produtos gratuitos ou com preço baixo aos profissionais da saúde.
Empresas dos mais variados segmentos devem levar este tipo de dado em consideração e pensar em como criar um senso honesto de comunidade, que reflita os valores da empresa e os anseios do seu público.
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