O uso do mobile tem se intensificado durante a pandemia e isso tem criado uma grande oportunidade para melhorar o relacionamento com clientes. Com mais pessoas trabalhando em home office e com rotinas completamente alteradas, a dependência dos smartphones como centralizadores de tarefas e pontos de comunicação se tornou ainda maior.
Sabendo disso, as marcas podem ajudar seus clientes a utilizarem a tecnologia e a praticidade do mobile ao seu favor. Além de ser útil para eles, as empresas passam a ser percebidas como mais valiosas no dia a dia das pessoas, um empurrão bem-vindo quando o assunto é atingir seus objetivos de marketing.
A boa notícia é que melhorar este relacionamento com o cliente através do mobile não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser feito com três simples passos, conforme enumera David Mitby, diretor e gerente de produto do Google:
1.Ajude as pessoas a conseguirem o que querem, e mais rápido
Agilidade é uma moeda valiosa na web, principalmente no mobile. Nos sites de varejo, a melhora de 0,1s no carregamento das páginas é capaz de aumentar as vendas em 8%. Além disso, o Google valoriza páginas leves, melhorando o posicionamento daquelas que carregam mais rapidamente. Aparecendo no topo das pesquisas, você atrai mais usuários e tem chances maiores de fechar as vendas.
Outro fator levado em consideração pelo Google é a capacidade dos sites em responderem às perguntas feitas na barra de pesquisa. Aqueles sites que tiverem conteúdos holísticos, com uma relação direta de pergunta/resposta, causa/consequência, têm chances maiores de ganharem um snippet – aquela resposta pronta que o Google oferece no topo das respostas. Sites que aparecem nos snippets têm maiores chances de estarem entre os três primeiros resultados.
2.Proporcione experiências mais úteis e engajadoras
Ao trabalhar com Marketing de Conteúdo a sua preocupação deve ser apenas uma: oferecer material bom e útil ao seu público. Para quem trabalha com e-commerce, imagine a sensação de um shopping físico: em que as pessoas têm a oportunidade de passear, olhar vitrines, entrar em lojas de departamentos e ter uma visão geral dos produtos antes de decidir sua compra.
Através de ferramentas de anúncio on-line, como os feeds da rede de display do Google e os catálogos do Facebook Ads, os clientes têm a oportunidade de navegar rapidamente pelos diferentes produtos que a loja virtual tem a oferecer, sem a necessidade de acessar o site para isso. Importante: integre corretamente os produtos às plataformas de anúncio para que, quando o cliente clicar em um produto, ele seja direcionado exatamente àquele item e no valor apresentado na oferta.
3.Facilite a vida dos seus clientes
Preencher extensos formulários de cadastro ou precisar efetuar um login com usuário e senha em cada acesso são barreiras que podem fazer os clientes desistirem da compra. Por isso, facilite o acesso a eles e melhore as suas oportunidades de venda.
Isso pode ser feito através de aplicativos específicos para a compra, que substituem o site do e-commerce, ou através do login social, vinculando os dados de acesso a contas ao qual o usuário normalmente já estará conectado, como Google ou Facebook. Quanto menos etapas e barreiras, mais fácil será o acesso do seu cliente ao produto que ele pretende adquirir.
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