Encontrar conteúdos para o blog corporativo é um desafio comum a muitos gestores. A empresa está tão focada na rotina, na produção e na venda de produtos e serviços que nem sempre se dá conta de que acontecem coisas interessantes todos os dias ali e que um pouco disso pode ser compartilhado com o seu público.

Normalmente quando criamos uma proposta de estrutura de site para nossos clientes incluímos um blog, que pode vir com diferentes nomenclaturas, como “Notícias” ou “Conteúdos”, mas que em essência ainda é um blog – páginas mais simples e fáceis de atualizar constantemente. Sugerimos o blog pois sabemos da importância dele para a estratégia de Marketing Digital e de Conteúdo, apoiando tanto as publicações nas redes sociais como sendo uma importante ferramenta de SEO, auxiliando no ranqueamento no Google.

Porém, não foram poucas as vezes que a criação do blog foi questionada sob o argumento de que “a nossa empresa não faz nada de interessante” ou “não sabemos sobre o que escrever”. Ora, se nem os gestores enxergam a importância do que fazem, como irão convencer um cliente em potencial disso?

Felizmente estas situações se tornaram cada vez mais raras e os gestores passaram a enxergar com cada vez mais atenção a importância do Marketing de Conteúdo e da presença do blog. Porém, a dúvida sobre o que escrever permanece. Para começar a produzir conteúdo útil e de qualidade ao seu público, foque nestes quatro tipos:

1. Conteúdo educativo

Este conteúdo possui duas funções muito importantes: construir autoridade para a sua marca e guiar um cliente em potencial pelo funil de vendas. Na prática, significa compartilhar aquilo que você sabe de melhor: conhecimento do seu setor e do seu produto. Mas atenção: a função aqui é muito mais a de educar do que a de vender. A venda ocorrerá naturalmente conforme a autoridade for construída e o cliente em potencial se sentir preparado para isso.

O seu público deve ser atraído por um conteúdo que seja importante para ele, com o qual ele possa aprender. Isso é importante principalmente para aqueles clientes em potencial que ainda não possuem um conhecimento muito amplo do seu produto e não se sentem prontos para a compra. Ao entregar um conteúdo útil, além de educá-los você mostrará que a sua empresa entende do assunto, deixando-os mais seguros para fechar a compra com esta marca do que com o concorrente.

2. Tutoriais e DIY

Dependendo do seu ramo, oferecer algum passo a passo ou os famosos DIY (de Do It Yourself) pode atrair muitos usuários que estão mais empenhados em botar a mão na massa. Este tipo de conteúdo é particularmente interessante se você vende algum produto que será utilizado no projeto em questão.

Para tutoriais, quanto mais prático e visual for o conteúdo, melhor! Vale colocar fotos, prints e até mesmo vídeo com o apoio de texto. Aliás, este tipo de conteúdo já é tão bem consagrado que era popular muito antes dos blogs: ou você nunca comprou alguma comida ou ingrediente com receitas na embalagem?

3. Listas

Pense em itens, rankings, linhas do tempo e qualquer forma de compartilhar um conteúdo fragmentado em tópicos. Este tipo costuma ser bem atraente pois transmite facilidade, praticidade e economia de tempo – tudo o que mais queremos na internet.

Estes conteúdos podem até adquirir um tom mais descontraído e de curiosidade, ajudando a despertar o interesse do público desde o thumbnail nas redes sociais. Eles são ótimos para conversão e, com o uso adequado de links internos, podem se tornar viciantes, convidando o leitor a conhecer outras publicações do mesmo tipo. Um exemplo bem-sucedido deste tipo de conteúdo é o Buzzfeed, onde o usuário pode perder horas navegando pelas suas páginas.

4. Estudos de caso

Que tal compartilhar uma história de sucesso de um cliente? Neste tipo de conteúdo não é você que está dizendo que tem o melhor produto ou solução, é algum cliente seu. Isso transmite credibilidade aos seus clientes em potencial, que poderão se identificar com a situação.

Mostre os benefícios que a sua marca proporcionou para melhorar a vida daquela pessoa, empresa (para quem trabalha com B2B) ou para um grupo de indivíduos. Dependendo do seu ramo e do caso em questão, vale detalhar os bastidores da operação, mostrando o que foi preciso para alcançar o sucesso.

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