As redes sociais são um ambiente bem democrático: aceitam diversos tipos de conteúdo e empresas dos mais variados segmentos. Enquanto todos podem ter o seu “lugar ao sol” no mundo do Facebook, LinkedIn, Instagram, entre outros, não são todos os que aproveitam o espaço para alavancar os negócios. Há empresas que se promoveram exclusivamente com a Internet, enquanto outras acabam ficando para trás. Isso acontece por uma série de fatores, já que não existe uma fórmula específica para o sucesso nas redes sociais. Para que a sua marca obtenha sucesso on-line, evite as atitudes abaixo:
- Falar só o que quer
As empresas precisam divulgar os seus produtos e serviços para que o seu público saiba da existência deles. Mas o erro nas redes sociais é limitar o seu conteúdo a isso. Lembre-se: as pessoas não ligam a TV apenas para ver comerciais. Da mesma forma, elas não seguem uma página apenas para ver conteúdo comercial. Fique atento à regra 80/20 do Marketing digital: 80% do seu conteúdo precisa ser útil para o seu público e apenas 20% deve ser voltado à promoção de produtos e serviços.
- Não ouvir o público
Aqui não estamos falando apenas de responder os comentários, mas em realmente prestar atenção a todos os sinais que o seu público envia. Houve uma crítica? Veja como a empresa pode evitar que ela se repita. Determinado conteúdo não causou o engajamento esperado? Verifique como a mensagem pode melhorar. Além disso, seja ágil e transparente ao responder as mensagens.
- Ignorar os relatórios de desempenho
Cada curtida, interação ou comentário é registrado e transformado em um relatório do desempenho da sua página. Algumas redes sociais já oferecem esta possibilidade, enquanto outras precisam de ferramentas auxiliares. Utilize estes dados para elaborar a sua estratégia: quem é o seu público? Como está o crescimento da página? Quais tipos de conteúdo resultaram em maior engajamento? Sabendo isso você pode elaborar uma estratégia de comunicação muito mais assertiva do que aqueles que agem às cegas.
- Não investir em anúncios
Já se foi o tempo em que todos os seguidores de uma página recebiam todo o conteúdo publicado por ela. Hoje os algoritmos de distribuição de conteúdo, principalmente do Facebook, priorizam conteúdos postados por pessoas, e não por páginas, induzindo as empresas a investirem em anúncios. A vantagem disso é que você consegue direcionar o seu conteúdo para o seu público-alvo, aumentando as possibilidades de a sua página crescer. Não adianta a sua empresa ter o melhor conteúdo, com os posts mais lindos, se ninguém receber aquele conteúdo, não é mesmo? E é justamente por isso que não se investe em redes sociais sem considerar uma parte do orçamento para impulsionar os seus conteúdos.
- Não direcionar o público para outros canais
Para fazer parte de uma estratégia de Marketing, a página da rede social nunca pode ser um fim nela mesma. Por isso, sempre que for pertinente, inclua um link para o seu site, número de telefone ou contato no WhatsApp, por exemplo. Desta forma, a rede social funciona como um pulverizador do seu público, direcionando-o para outros locais onde você possa fechar a venda.
- Não falar a língua do público
Um erro comum é presumir que o seu público conheça ou esteja interessado em termos e conteúdos técnicos que para você e para a sua equipe são comuns. O espaço na Internet é curto, por isso, caso você precise publicar um conteúdo mais extenso, redirecione para o seu site, um e-book ou um manual. Deixe o conteúdo das redes sociais o mais leve e de fácil compreensão possível, assim, você evita confundir e afastar o seu público de futuros conteúdos.
- Descuidar da qualidade das imagens
Imagens e vídeos estão entre os conteúdos que mais geram engajamento nas redes sociais, por isso, capriche no visual deles. Lembre-se de que, para impulsionar posts, quanto menos texto as imagens tiverem, melhor. Em muitos casos, a sua página é o cartão de visita da sua empesa, por isso, ela tem a obrigação de causar uma boa primeira impressão, com imagens atraentes, de boa qualidade e que tenham relação com o seu conteúdo.
Quer acertar na sua estratégia de redes sociais? Então vem pra Ferver que nós temos a solução!