Em tempos de tanta incerteza, há um fato que é consenso: o mundo não será o mesmo após a crise do coronavírus. Hábitos de consumo, de trabalho e os interesses das pessoas já estão passando por mudanças, o que obriga empresas e profissionais a se adaptarem ao mundo pós-Covid-19.

E quem melhor do que o Google para entender de comportamento, adaptação e até mesmo inovação? No site de insights da empresa, Think with Google, são apresentadas dicas valiosas que empresas e profissionais dos mais variados segmentos podem seguir para desenvolver novas habilidades e se sobressair em meio a tempos turbulentos. Confira a seguir:

1.Otimize sua produtividade no trabalho

Com o isolamento social, muitas pessoas tiveram que trocar os escritórios pelo home office. Um desafio para empresas e colaboradores, que precisaram se adaptar ao novo formato. Um dos principais desafios para os profissionais é conseguir se isolar das distrações dentro de casa, principalmente quando o resto da família também está por perto. Na Internet existem cursos voltados justamente para ensinar a otimizar a produtividade no trabalho, com indicações de ferramentas de trabalho na nuvem, que trazem benefícios tanto para os gestores como para a equipe.

Leia também: 6 Benefícios da rede social corporativa para uma empresa

2.Invista de vez no Marketing Digital

Se você ou a sua empresa ainda eram céticos ou tinham certa resistência ao Marketing Digital, o isolamento social fez desta uma necessidade para negócios de todos os tipos e portes. Sem a possibilidade de vender presencialmente, ou vender com inúmeras restrições, a Internet se mostrou um ambiente crucial para divulgar, vender produtos e agendar serviços. Por isso, o momento exige que os profissionais descubram os fundamentos do Marketing Digital e saibam aplicá-los.

3.Leve a empresa para o ambiente digital

Não basta apenas saber sobre o Marketing Digital, é preciso levar a empresa para este ambiente e não estamos falando só des vendas. Além de construir uma presença digital sólida para a marca, o ambiente digital pode ser uma ferramenta transformadora para trabalho remoto e relacionamento com clientes e fornecedores.

4.Promova a sua empresa com Marketing de Conteúdo

Braço direito do Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo é o que ajuda empresas a construírem autoridade e a se destacarem on-line. Em vez de apenas oferecer produtos e serviços, ofereça conhecimento e faça com que os seus clientes naturalmente se interessem pela marca.

Leia também: 6 Dicas de onde buscar conteúdo para as redes sociais

5.Utilize storytelling e design na sua estratégia

Pessoas amam boas histórias e as ideias da sua marca podem se destacar ainda mais se você criar uma narrativa atraente para ela. O design é igualmente importante pois é a primeira impressão que clientes em potencial terão da marca. Tudo isso é essencial para uma construção sólida de branding, capaz de encantar pessoas.

Leia também: Storytelling: Campanhas cada vez mais comprometidas com a realidade

6.Entenda o comportamento dos seus clientes

Atualize-se constantemente quanto ao comportamento dos seus clientes. Como mencionamos no começo do texto, o momento está provocando diversas mudanças de interesses e prioridades para muitas pessoas e as marcas precisam estar atentas a estes movimentos. Ferramentas como o Google Analytics ajudam a identificar padrões e tendências de interesse on-line que dizem muito sobre o que o seu público está buscando no momento.

7.Esteja visível on-line

Com menos pessoas circulando pelas ruas, estar visível on-line se tornou ainda mais importante. Ter um site que apareça nas buscas do Google, ferramentas como o Google meu Negócio e presença nas principais redes sociais são o primeiro passo para que o seu cliente possa te encontrar e consumir seus produtos e serviços de onde estiver.

O que você quer procurar?