Você sabe qual o propósito da sua empresa? Nos dias de hoje, líderes de empresas de todos os portes estão cada vez mais dedicados a descobrir e a cultivar aquilo que verdadeiramente move a organização, não apenas os lucros. E este movimento encontra respaldo no que a maioria das pessoas busca para as próprias vidas.
Já houve um tempo em que o objetivo primordial das empresas era lucrar. Claro, a meta continua importante até mesmo para a subsistência do negócio e a manutenção dos empregos gerados por ele. Mas, assim como muitas pessoas querem dedicar suas vidas a algo maior do que elas, as empresas devem acompanhar o movimento e encontrarem o seu propósito.
O propósito da empresa é o “porquê” dela. O motivo pelo qual ela existe, que não é apenas faturar. Muitos empreendedores já abrem o seu negócio com isso muito bem-definido, enquanto outros vão encontrando o seu propósito no meio do caminho ou até mesmo reajustando-o ao longo do tempo.
Saber o que é este porquê é importante tanto dentro como fora da empresa. O propósito ajuda a criar um senso de identidade e de comprometimento com a equipe, que passa a se identificar com aqueles objetivos e percebe o seu trabalho como algo muito maior do que o salário no fim do mês.
Fora da empresa, o propósito ajuda a posicioná-la no mercado e a gerar identidade com o público. Hoje em dia as pessoas não querem apenas comprar um produto ou serviço, elas querem se identificar com uma marca, saber qual o posicionamento dela e avaliar se é digna do seu investimento.
4 Perguntas para descobrir o propósito da sua empresa
Apesar da ideia de uma empresa guiada pelo propósito ser bem simples de entender, encontrar este norteador nem sempre é uma tarefa simples. Segundo Hubert Joy, ex-CEO da Best Buy, em publicação da Harvard Business Review, um bom início é responder a estas quatro perguntas:
1. Do que o mundo precisa?
Qual necessidade específica e ainda não atendida existe no mundo? Quão importante é atender a esta necessidade? Qual diferença a sua empresa pode fazer neste sentido? Em linhas gerais, de que maneira a sua empresa pode contribuir para um mundo melhor?
2. O que só a sua empresa faz?
Pense naquilo que a sua empresa é realmente boa e que a destaque dos demais no mercado. Quais características únicas permitem que ela atenda a determinadas necessidades de uma maneira que a concorrência não consegue? De que maneira estas características precisam ser aperfeiçoadas ou ampliadas para que a empresa seja realmente única?
3. Pelo que as pessoas da sua empresa são verdadeiramente apaixonadas?
Empresas são órgãos vivos formados pelas pessoas que lá trabalham. Portanto, não adianta dizer às pessoas com o que elas deveriam se importar. Descubra quais são as convicções delas e incorpore isso ao seu propósito. O que faz os seus colaboradores levantarem da cama e irem ao trabalho todos os dias? Que mudanças eles estão dispostos a fazer no mundo?
4. Como a sua empresa pode criar valor econômico?
Quais oportunidades de negócio podem ser identificadas ao responder às perguntas anteriores? Quão interessante é o potencial da combinação destes fatores? A empresa é capaz de criar valor em cima disso?
É importante destacar que as quatro perguntas têm peso igual na busca do propósito da empresa, equilibrando os objetivos com colaboradores, lucro e com a identidade da marca como um todo. Respondê-las de maneira honesta e estar disposto a fazer alguns ajustes é o primeiro passo para trabalhar com um significado muito mais amplo e de impacto maior do que o próprio negócio.
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