blog é uma oportunidade de negócios

A sua empresa tem um blog corporativo? Se a sua resposta foi “não” é possível que ela esteja perdendo valiosas oportunidades de negócios. Nós já comentamos sobre a importância do Marketing de conteúdo aliado ao Marketing digital, mas alguns profissionais ainda têm dificuldade em compreender os efeitos práticos destas estratégias no faturamento da empresa.

Em primeiro lugar, é importante alertar que quem não adota Marketing de conteúdo como estratégia já está ficando para trás: segundo a pesquisa Content Trends 2018, da Rock Content, 73% dos participantes já fazem uso desta estratégia. E ainda tem o fato de que Marketing de conteúdo é o tipo de estratégia que não vai dar resultado da noite pro dia. É algo que rende frutos no médio e no longo prazo – mas pelo menos estamos falando de resultados sólidos.

Cada post é uma nova oportunidade

A mesma pesquisa apontou que 86,7% das pessoas obtêm conteúdo por meio de pesquisas no Google. Isso significa que para encontrar o seu site e o seu produto ou serviço é importante não apenas que ele seja localizável, mas que esteja entre os primeiros resultados. Se o seu concorrente estiver acima do seu site nos resultados, a chance de ele conquistar um cliente em potencial é maior.

A grande sacada é estar entre os primeiros resultados daquilo que o seu público busca. Para isso, é essencial conhecer este público e saber o que ele busca no Google que possa levar ao seu site e, consequentemente, transformá-lo em cliente.

Para isso é preciso saber quais palavras-chave são importantes para o seu público e de que forma utilizá-las de maneira inteligente no seu site. Isso nem sempre é fácil, já que o desenvolvimento do site segue também outros critérios para ser atraente e funcional ao seu público. É claro que as palavras-chave já devem ser utilizadas nesta etapa, mas nem sempre é possível utilizar todas elas ou investir em segmentação, que é o que conhecemos por “cauda longa”.

Para entender um pouco melhor como funciona a tal da “cauda longa” vamos usar um exemplo específico. Imagine que você está procurando por um lugar para jantar. Você não vai digitar no Google apenas a palavra “restaurante”, não é mesmo? Se você quer um restaurante na sua cidade irá acrescentar esta informação à busca. Agora, se você quer jantar especificamente culinária italiana esta informação também deverá estar na sua busca, que contará com três informações: restaurante + italiano + nome da cidade. A mesma coisa acontece quando as pessoas procuram por produtos, serviços ou informações específicas on-line: elas refinam a busca. E é aí que a sua empresa pode sair ganhando.

A importância da palavra-chave

O blog é uma seção sensacional para explorar as palavras-chave que o seu público pesquisa. Cada novo post deve contar com uma palavra-chave, específica ou não, que ajude o seu público a encontrar o seu site.

Mas apenas encontrar a sua empresa não é suficiente para converter o prospect em cliente. Dentro do seu blog você trabalha de duas formas para ganhar de vez o consumidor: confiança e convite à conversão. A confiança você talvez não consiga construir com apenas um post, mas a partir do momento que você ofereceu uma informação útil para esta pessoa ela passará a enxergar a sua marca ou empresa de forma mais positiva. Se esta experiência se repetir em outras ocasiões, você está no caminho certo para ter um cliente fiel.

Já o convite à conversão fica por conta do call to action (CTA) que o seu cliente encontrar na página. Aproveite o seu post para convidá-lo a conhecer melhor o seu produto ou serviço. Dependendo do momento de compra daquela persona é possível que em apenas um post a convença a fechar a compra, por isso, tenha certeza de que ela conseguirá fazer isso de maneira fácil.

Médio e longo prazo

Como comentamos no início do texto, Marketing de conteúdo é uma estratégia que vai render frutos no médio e no longo prazo. Isso porque leva um tempo até o Google entender a relevância do seu conteúdo e, então, colocá-lo nas primeiras posições. Além disso, há todo o processo de construção de confiança com seus novos clientes em potencial.

Porém, a partir do momento em que você conquista o topo do Google os resultados começam a aparecer de forma orgânica. Se antes a sua publicação dependia mais de anúncios pagos, como os de Facebook Ads e Google Ads, por exemplo, depois de um tempo as pessoas encontram a sua empresa somente ao buscar por determinado termo na página de busca.

Isso não quer dizer que você possa parar de produzir conteúdo ou de patrocinar os seus posts, é claro. Até porque as necessidades do seu consumidor mudam e, com isso, os termos de busca que ele utiliza.

Segundo a Content Trends, empresas que contam com estratégias de Marketing de conteúdo recebem 2,6 vezes mais visitas e geram 3,7 mais leads do que quem não conta. Por isso, investir em uma estratégia sólida e contínua é investir não apenas no que a sua empresa quer alcançar hoje, mas no lugar que ela pretende ocupar no futuro.

Para melhorar o resultado do seu site no Google veja este post: 8 erros de SEO que escondem o seu site do Google

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