Uma das principais incertezas de empresas que vão começar a investir em conteúdos de redes sociais é não saber sobre o que escrever. Muitas delas não acreditam que produzam conteúdo o suficiente para alimentar blogs ou páginas de Facebook e Instagram, por exemplo. Mas o que temos observado no dia a dia de produção de conteúdo para os nossos clientes é que todos eles têm muito a dizer ao seu público, independentemente da área de atuação.
Para garantir que o fluxo de publicações mantenha um ritmo estável, seja relevante para o público e ainda ajude a promover a marca, costumamos trabalhar com cinco tipos diferentes de conteúdo.
Conteúdos de redes sociais que são essenciais
Dicas e notícias: este é o tipo de conteúdo que mais interessa ao seu público e é justamente aquele que as empresas nem sempre se lembram de divulgar. Isso porque a empresa passa a oferecer informações úteis e relevantes para seus clientes e clientes em potencial. Isso ajuda a melhorar a imagem que as pessoas têm da empresa, que, além de uma fornecedora de produtos e serviços também se torna referência. Ao compartilhar conhecimento, a empresa mostra que ela sabe do que ela está falando e faz com que o público confie mas naquela marca. Lembramos que as dicas e notícias precisam ser relacionadas à área de atuação da empresa. Por exemplo, se a empresa for da área da saúde não se espera que ela noticie a previsão do tempo, não é mesmo?
Institucional: este tipo de conteúdo costuma despertar bastante interesse no público, pois revela um pouco mais sobre os bastidores da empresa. Podem ser notícias sobre confraternizações da equipe, cursos e eventos que colaboradores prestigiaram ou participaram, além de conquistas e ações da própria empresa, como prêmios recebidos ou atividades beneficentes, por exemplo. Este tipo de conteúdo ajuda a empresa a mostrar o aspecto humano que a move, lembrando que por trás da marca existem pessoas.
Avisos: qualquer informação que afete o seu público deve ser compartilhada. Isso vale para mudança de horário de funcionamento, feriados que interferem no atendimento ao público ou ainda mudança nas formas de entrar em contato com a empresa, como endereço ou número de telefone, por exemplo. Se a empresa passar por algum processo interno que não afete o atendimento ao público não há necessidade de compartilhar externamente.
Datas comemorativas: este tipo de publicação é bem popular nas páginas empresariais, mas chamamos a atenção de trabalhar com datas que sejam relevantes para o seu público. É claro que existem aqueles acontecimentos que são tão importantes que não podem ficar de fora do seu calendário editorial, como as festividades de fim de ano por exemplo. Mas não sature o seu público com datas comemorativas que não digam respeito a ele. Afinal, não faz sentido comemorar o Dia do Soldado se a sua empresa trabalha com beneficiamento têxtil, não é mesmo?
Comercial: é claro que a sua empresa vai querer aproveitar as redes sociais para fazer negócio. Porém, a não ser que você tenha um e-commerce e estratégias de vendas bem agressivas (como promoções frequentes, preferencialmente que mostrem o preço do produto), é preciso cuidar com a frequência de publicações comerciais. O recomendado é que os posts comerciais não ultrapassem 20% do total de conteúdo divulgado. Isso porque a página só vai parecer um intervalo comercial on-line e só vai atingir aqueles clientes que já estão prontos para fechar a compra, o que nós sabemos ser uma parcela bem pequena dos clientes em potencial na maioria dos casos.
Utilizando estes diferentes tipos de conteúdos nas redes sociais, você atinge diversos públicos e ajuda a construir a imagem da sua marca on-line, nutrindo uma relação de confiança e garantindo clientes mais fiéis. Aqui na Ferver somos especialistas em produzir conteúdo estratégico para empresas. Garanta este diferencial para a sua marca entrando em contato conosco.
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