Você sabia que o blog ajuda no Marketing da sua empresa? Esta ferramenta que se popularizou no começo dos anos 2000 na forma de diários on-line evoluiu e encontrou um lugar importante no jornalismo e também no mundo dos negócios. Empresas que conhecem a importância do Inbound Marketing já contam com blogs corporativos que auxiliam nesta estratégia.
Caso o termo Inbound Marketing ainda lhe cause alguma estranheza, não precisa abrir uma aba do Google e pesquisar, a gente explica: basicamente se trata de uma estratégia de Marketing que prioriza a atração dos clientes por interesse deles do que pela venda ativa, que é aquela em que a empresa vai atrás do cliente. Por exemplo, em vez de você bombardear o cliente em potencial com materiais comerciais, você prepara o terreno para que ele encontre o seu negócio.
Uma das formas de fazer isso é através do Marketing de Conteúdo, oferecendo algo ao seu cliente em potencial antes mesmo que ele tenha fechado uma compra. Esta oferta é de conhecimento, você presta uma informação útil para aquela pessoa. Quando ela precisar do seu serviço, saberá que você entende do assunto.
Os blogs são ferramentas importantíssimas para o Marketing de Conteúdo e, por estarem disponíveis dentro do seu site, funcionam como uma porta de entrada para que possíveis clientes conheçam melhor a empresa.
4 Formas em que o blog ajuda o Marketing da sua empresa
Explicando de forma geral ainda pode gerar muitas dúvidas quanto à importância do blog nesta estratégia de atração de clientes. A seguir, listamos cinco pontos em que o blog ajuda a sua empresa de forma mais prática:
1. Construção de relacionamento e de autoridade
A maioria das nossas escolhas por um produto, serviço ou profissional se baseia em um critério: confiança. Nós temos a necessidade de confiar que o serviço ou produto contratado irá corresponder as nossas expectativas, senão, superá-las. Mas afinal, como confiar em uma empresa da qual você nunca comprou antes?
Você pode até se basear na opinião de conhecidos que já consumiram ou na força de uma marca, mas para empresas que ainda estão em crescimento ou em nichos muito específicos esta tarefa pode ser um pouco mais trabalhosa. Uma forma de mostrar que você entende do assunto é por meio do blog do seu site.
Pense nos problemas que o seu cliente em potencial gostaria de resolver com aquilo que você vende e mostre que você entende do assunto. Em vez de dizer a este público que ele deve comprar de você simplesmente porque você é o melhor, você mostra por que você é o melhor. Com isso, a sua marca passa a construir autoridade e a trabalhar o relacionamento com pessoas que irão recorrer primeiro a ela quando estiverem prontas para a compra.
2. Qualifica o seu público com informação
Em muitas áreas o cliente que precisa comprar determinado produto ou serviço não entende muito daquele ramo. O blog é uma ótima forma de trabalhar a “educação” deste público sobre o seu ramo específico, além de construir autoridade.
Com este tipo de orientação, você consegue guiar o seu cliente em potencial pelo famigerado funil de vendas do Inbound Marketing: descoberta > interesse > consideração > intenção > avaliação > compra. Basta oferecer os conteúdos certos para cada uma destas etapas.
3. Ajuda no SEO do site
Conforme mencionamos, o Inbound Marketing se trata mais sobre ser encontrado do que sobre ir em busca dos clientes. E onde é o principal lugar onde você vai para buscar as coisas que precisa na internet? No Google! E acredite: ter um blog ajuda até nisso.
O blog é uma ótima ferramenta para melhorar o SEO (Search Engine Optimization) do seu site, ou seja, deixá-lo mais fácil de ser encontrado pelo Google e ser posicionado entre os primeiros resultados na busca. Isso porque o Google, entre vários critérios, se baseia no uso de palavras-chave, que são os termos de busca que as pessoas utilizarão na ferramenta de busca para encontrar aquilo que procuram. Por meio do blog, a sua empresa pode utilizar estas palavras-chave e indicar ao Google que ela tem as respostas que as pessoas pesquisam.
A publicação periódica do blog, além de aumentar o leque de palavras-chave que a sua empresa pode usar, ajuda a construir a autoridade do seu site aos olhos do Google. Ele vai entender que o domínio do seu site possui várias páginas indexadas e atualização constante, considerando-o mais relevante do que a página daquele concorrente que nunca mais foi atualizada.
4. Proporciona resultados mais duradouros
Quanto tempo dura uma publicação nas redes sociais? Na melhor das hipóteses, dias. Na maioria dos casos, horas. A vantagem da publicação do blog é a sua durabilidade em relação à volatilidade de redes como o Instagram e o Facebook. Basta produzir o conteúdo de forma que ele se torne o mais atemporal possível.
Isso porque você não tem como prever quando alguém irá procurar no Google pelo que você oferece, por isso, melhor estar lá para este momento. Conforme o site constrói autoridade aos olhos do Google, ele pode posicioná-lo cada vez mais alto nos resultados, fazendo com que as publicações mantenham um bom número de acessos mesmo meses após terem sido postadas.
Para garantir que o seu conteúdo se mantenha atual e relevante, revise-o constantemente e, se necessário, atualize-o ou produza um novo post sobre o tema. Com conteúdos atemporais e importantes para o seu público, a sua empresa pode reaproveitá-los nas redes sociais de tempos em tempos, conforme o tema for importante para o público.
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