Com tantos avanços tecnológicos e pessoas cada vez atraídas pelo visual e por vídeos, muita gente ainda se pergunta se escrever no Marketing Digital ainda é relevante. Com uma capacidade de concentração cada vez mais escassa, teria a leitura se tornado obsoleta nas estratégias de conteúdo? A resposta é não.

Apesar de parecer ter um apelo menor, a escrita apresenta algumas vantagens que nenhum vídeo, Story, gif ou podcast consegue bater. Uma estratégia de Marketing Digital deve ser abrangente para conseguir alcançar diferentes públicos em diferentes momentos: seja por áudio, vídeo, imagem ou a simples leitura. Tudo é comunicação e nada deve ser descartado.

Dentre as principais vantagens da escrita, podemos destacar:

Indexação no Google para o site: manter um blog no site da empresa é uma oportunidade para utilizar palavras-chave que são estratégicas para o seu segmento, mas que dificilmente serão contempladas nas páginas tradicionais do site. O blog é o local para trabalhar os termos de cauda longa, ou seja, aqueles voltados a assuntos específicos, aos nichos. Ao conseguir localizar estas palavras no site, o Google irá colocá-lo nos seus resultados de pesquisa.

Ranqueamento no Google: estar na resposta do Google é o primeiro passo, mas não é suficiente. Para que uma palavra-chave possa estar associada a um conteúdo de valor e figurar entre as primeiras posições da busca, é preciso que ela seja aplicada de forma que o Google entenda sua relevância. Isso significa que a palavra-chave precisa estar em pontos estratégicos, como títulos, e ser repetida com certa frequência ao longo do texto. Dependendo do assunto e da disputa por aquela palavra, textos mais longos tendem a entregar mais autoridade e são entendidos como mais valiosos pelo Google.

Mais prático e discreto: uma vantagem dos conteúdos de texto é que eles não exigem uma interrupção total de outras atividades. Se você estiver ouvindo música, por exemplo, pode ler o texto ao mesmo tempo, diferentemente de um vídeo ou podcast, que exigem uma interrupção para serem consumidos. O mesmo vale para quem estiver no celular e sem fones de ouvido. Você não precisa importunar as pessoas ao redor com um áudio, basta apenas ler o que está na tela.

Acessibilidade: disponibilizar um conteúdo em texto é uma forma de garantir acessibilidade a deficientes auditivos ou pessoas que não dispõem de dispositivos de áudio no momento. O seu conteúdo pode ser consumido na hora. Até mesmo para deficientes visuais o texto é importante: há ferramentas de acessibilidade que leem os textos on-line.

7 Dicas para escrever textos melhores e mais estratégicos

Até aqui dá para entender a relevância que escrever ainda tem no Marketing Digital. Porém, não basta escrever qualquer coisa. Para ser atraente aos olhos do leitor você deve recompensá-lo, precisa provar que seu conteúdo vale a pena ser lido. Isso pode ser alcançado seguindo algumas dicas simples que mostramos a seguir:

1. Seja simples: um texto nasce com um propósito bem específico: ser compreendido. Por isso, evite palavras complexas ou frases muito longas, repletas de vírgulas e voltas. Utilize palavras que sejam compreensíveis pelo seu público, mas sem subestimar a inteligência dele. Tentar ser prolixo pode depor contra você. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Princeton deu a leitores duas frases com o mesmo significado, mas escritas de formas diferentes – uma mais simples e outra mais rebuscada. A maioria dos estudantes entrevistados afirmou que o autor da frase complexa parecia menos inteligente. Na prática, quebre as frases para que elas fiquem menores e evite adjetivos desnecessários.

2. Seja específico: detalhes são capazes de envolver melhor o leitor com o seu texto. Isso porque eles ativam os neurônios que processam o olfato, a visão, a audição e o movimento. O cérebro, no fim das contas, precisa de estímulos de todo o corpo e, a partir disso, roda uma espécie de apresentação na sua cabeça. Estudos conduzidos com mapeamento de ressonância magnética mostraram que palavras como alho, canela e jasmim são capazes de ativar os circuitos olfativos. O mesmo ocorre com outros sentidos, como visão, audição e movimento. Então, o segredo é escrever para estimular o “cinema interno” do leitor.

3. Seja dinâmico: apesar de acreditarmos que pessoas são persuadidas pela lógica, na verdade o nosso cérebro processa sentimentos muito mais rapidamente do que pensamentos. O desafio é fazer com que suas palavras despertem reações que o leitor compreenda. Juntas, a emoção e a linguagem criam significado. Uma pesquisa feita com 7 mil artigos do New York Times mostrou que aqueles carregados de emoções receberam 34% mais compartilhamentos – aqueles com sentimentos positivos tiveram os melhores desempenhos. Então, busque colocar entusiasmo no seu texto para que os leitores se empolguem também.

4. Seja sociável: não precisa conversar com o leitor o tempo inteiro, mas algumas deixas mais sociáveis já ajudam. Incluir citações de uma outra pessoa ou utilizar a segunda pessoa é suficiente para criar uma sensação de conexão social. Afinal, você que está lendo gosta de ser considerado quando o texto é escrito, não é mesmo?

5. Estruture como se fosse uma história: acredita-se que as histórias foram a forma primária de compartilhar lições. Elas nos instigam a querer saber o que acontece e aplicar estas técnicas nos seus textos poderá deixar o leitor mais envolvido. Uma pesquisa feita com diferentes campanhas de financiamento coletivo mostrou que aquelas com narrativas mais ricas ganharam mais pontos por credibilidade, legitimidade e levaram mais pessoas a investir.

6. Utilize a palavra-chave com sabedoria: conforme comentamos acima, a palavra-chave é importante para a indexação do Google, cujos robôs também são seus leitores. Seu uso é recomendado em locais estratégicos do texto, mas não deve ser feito em excesso, pois isso deixa o conteúdo repetitivo e cansativo para o leitor de carne e osso.

7. Tenha um conteúdo bom e útil: você sabe com quem está falando? Pois deveria. A regra de ouro do conteúdo no Marketing Digital, em qualquer formato, é ser bom e útil, e isso também se aplica aos textos. Entregue autoridade falando sobre aquilo que irá ajudar o seu público de alguma forma. O texto precisa ser visto como algo de valor por ele para que seja cumprido o principal objetivo do Marketing: conquistar clientes. Compartilhe conhecimento e alimente esta relação para que ela seja convertedora e duradoura.

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