Não é de hoje que utilizar as redes sociais para promover uma marca passou a ser fundamental nas estratégias de Marketing de uma empresa. Com estatísticas de que o brasileiro passa em média 3h40 por dia conectado à Internet e 8h mensais apenas no Facebook, é essencial olhar para estes canais com a atenção que eles merecem.
No entanto, é preciso ter conhecimento para saber quais objetivos realmente interessam, principalmente nas páginas do Facebook. A rede social oferece análises em tempo real dos números da página e fornece relatórios de desempenho que dizem respeito ao perfil do público, número de curtidas, alcance e envolvimento, por exemplo.
Com tantas estatísticas é fácil se perder nos números e não atentar para aqueles que realmente interessam para o seu negócio e, principalmente, da relação deles com as metas do seu negócio. Listamos abaixo quais são as principais métricas a serem observadas e o que cada uma delas significa:
Curtidores da página: como o próprio nome diz, é o número de curtidores que uma página possui. Nos algoritmos mais antigos do Facebook, também era o número mais ou menos exato de pessoas que receberiam as atualizações da página no seu feed de notícias, mas isso não funciona mais assim. Com o investimento em anúncios na rede social (os famosos Facebook Ads), o alcance orgânico dos posts reduziu consideravelmente. Ou seja, nem todo mundo que curte determinada página irá receber os posts sem que haja um impulsionamento deles. Este impulsionamento pode ser destinado às pessoas que já optaram por curtir a página ou a um grupo que você determine, incluindo gostos e preferências pessoais, por exemplo. Isso significa que pessoas que não tenham curtido a sua página podem também receber os seus posts no feed de notícias, desde que você pague para isso, é claro. Com esta mudança de algoritmo, o número de curtidas numa página deixou de ser uma métrica determinante para o sucesso.
Alcance ou impressões: é o número de vezes que aquele post foi visto. Esta métrica indica o alcance de determinado conteúdo, mas não indica se a pessoa realmente leu, prestou atenção ou interagiu com a sua página. Ao impulsionar algum post, o valor que você comprar em anúncio vai influenciar este número. Quanto mais pessoas virem o seu post, maior é a visibilidade da marca e a chance de interação, principalmente se o seu público se identificar com o conteúdo. É importante, mas ainda não dá uma ideia de retorno direto sobre determinado conteúdo.
Envolvimento: provavelmente uma das métricas que mais interessam: saber quantas pessoas interagiram com o seu post. O envolvimento de uma publicação envolve qualquer tipo de ação: curtida ou reações, comentários, compartilhamentos e cliques. Aqui você tem certeza de que houve reação ao que você publicou, as pessoas tomaram algum tipo de atitude. No entanto, não é possível afirmar que ela seja completamente positiva. Comentários podem conter qualquer tipo de conteúdo e, com a criação de diferentes reações, as pessoas não podem apenas curtir o conteúdo, elas podem expressar raiva ou tristeza, por exemplo. Por isso, o importante é sempre analisar estes dados cuidadosamente e enxergar além dos números.
Além de saber quantas reações o post provocou, o envolvimento também pode dar um empurrãozinho no alcance orgânico da sua publicação. Os mais recentes algoritmos do Facebook privilegiam ações de pessoas sobre as de páginas, por isso, se uma pessoa curtir ou comentar no seu post, por exemplo, isto aparecerá no feed de notícias dos amigos dela, ampliando o alcance da publicação.
Custo por impressão: este aqui é um pouco mais avançado e válido somente para quem trabalha com Facebook Ads. Lembra que o impulsionamento interfere diretamente no número de pessoas que viram o seu post? E lembra que o envolvimento dá uma força no alcance orgânico? O custo por impressão divide o valor investido pelo número de vezes que o seu post foi visto. Quanto menor o custo por impressão, mais certeiro foi o seu conteúdo. Isso porque ele gerou maior envolvimento e atingiu mais pessoas de forma orgânica. Além do conteúdo, a segmentação do seu público também vai interferir no resultado: quanto mais as pessoas se identificarem, maior a chance de reação. Uma segmentação de público muito ampla pode até atingir muitas pessoas, mas pode não gerar muito envolvimento. Quando você fala diretamente com o seu público e ele vê valor no que você diz, o sucesso é garantido e mais pessoas serão impactadas por um custo menor.